Glossrio de cor CECOR
26/10/2003
Um disco de cores com mais de 100 mil combinações de tonalidades


Uma ferramenta lançada pela Gerart Design deve facilitar o trabalho de quem atua com arte, arquitetura, decoração e todas as demais atividades ligadas à cor. Trata-se do disco “Fazendo Harmonias e Mistura de Cores”, desenvolvido com finalidades didáticas e estéticas e que permite a combinação de mais de 100 mil tonalidades.
Nelson Bavaresco, diretor da Gerart Design, diz que o disco "Fazendo Harmonias e Mistura de Cores" é um instrumento organizador de acordes para ser utilizado com fins estéticos onde haja aplicação de cores combinadas. Nelson, que é pesquisador e estudioso da cor, assinala que o disco é uma ferramenta de trabalho para profissionais - e também para estudantes - das áreas de arquitetura, design, decoração, moda, artes gráficas e da própria área de ensino da cor.
Bavaresco observa que, no mundo contemporâneo, os aspectos harmônicos da cor podem ser aplicados não só na arte, arquitetura, decoração ou moda, mas principalmente na identidade visual de uma corporação, nas suas áreas de trabalho e de negócios, nas embalagens de qualquer produto e também nos processos de comunicação visual.
O disco "Fazendo Harmonias e Mistura de Cores" tem as dimensões de 15 x 20 cm e foi impresso em cartão supremo 300g, frente e verso. Em cada face foram adicionados discos menores que giram num eixo comum para executar as funções selecionadoras de acordes e de misturas de cores.
Na face das harmonias há uma escala com 72 cores básicas, decorrentes de 12 matizes divididos em 6 nuanças, entre cores claras, vivas, neutras e escuras. Com apenas essas cores é possível encontrar todos os acordes que possibilitam selecionar mais de 100 mil combinações diferentes.
Na face das misturas de cores, é mostrado como se obtém 60 tonalidades resultantes de 12 cores vivas misturadas com cinza, branco e as três cores primárias do Sistema Cecor de Cores – SCC, desenvolvido pela Gerart Design.

Workshop de Harmonia cromática
Para quem quiser saber mais sobre combinação de cores, Nelson Bavaresco* promove nos dias 18, 19 e 20 de setembro um workshop de harmonia, abordando o estudo dos modelos de harmonia tonal e dimensional derivados dos conceitos de Goethe e Schopenhauer, além dos principais tipos de acordes e regras de alternâncias dos ECCs (Esquemas de Combinações de Cores). Os participantes receberão o disco de harmonia com uma escala das cores básicas do SCC.
 
(*) Nelson Bavaresco - designer gráfico e pesquisador. Ministra cursos e treinamentos sobre Teoria e História das Cores – Linguagem e Significado da Cores - Harmonia e Mistura de Cores. É autor do Sistema de Cores Cecor.
 
Texto publicado originalmente em:
http://www.mundocor.com.br/cores/disco_cores.asp


© 2010 - 2017  Gerart Design e Recursos Visuais Ltda, para todos os textos e imagens.