Glossrio de cor CECOR
21/05/2010
Cores da Terra



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4
Vamos tratar neste artigo sobre as cores da terra, ou melhor, das cores dos terras, como são chamados genericamente os pigmentos feitos a partir dos óxidos terrosos.
O fato de destaque quanto aos terras, é que suas cores encerram importantes conceitos de harmonia, que podemos empregar tanto no design gráfico, como na decoração de interiores, na arquitetura, na moda e numa infinidade de aplicações cromáticas.
Nas tintas a óleo da pintura clássica, as cores terras assumiam nomes relacionados aos locais de origem, como é ainda hoje. Por exemplo, os terras de Siena, uma cidade na Toscana, Itália, provêm dessa região (fig. 1).
Podemos ainda enumerar outros terras tradicionais, como os de Verona, Segóvia, Holanda, Kässel, Colônia, etc.
Em recente viagem pelo interior de Minas Gerais, fotografei alguns tons terrosos de superfície e outros provenientes de formigueiros, como podemos ver nas figuras 2 e 3.
Do mesmo modo, podemos observar os terras verdes da paisagem, em muitas tonalidades diferentes, segundo a vegetação local ou o tipo de plantação praticada. Nessas paisagens temos quase sempre a participação do azul celeste e das superfícies nuas, mostrando alguma cor de terra, sempre num impressionante estado de harmonia.
 
Goethe foi o primeiro estudioso da cor a se preocupar com os conceitos de harmonia e as propriedades psicológicas das cores, cujos exemplos foram de importância capital para o atual estado de arte da cor. Nas minhas pesquisas, conclui que nos famosos triângulos do mestre existem combinações harmoniosas baseadas nos terras. Veja que as misturas se fazem entre cores secundárias, criando uma aparência de cores “amaciadas”, harmônicas com as demais cores de cada vértice do triângulo, como podemos ver no gráfico da figura 4.
Assim, céu e terra nos dão não só exemplos de harmonia cromática, mas a certeza de que somos privilegiadas por termos esse lar tão maravilhoso, que é o Planeta Azul. Pena também não termos aprendido ainda a conservar esse valioso legado.

Nelson Bavaresco - designer gráfico e pesquisador. Ministra treinamentos sobre Teoria e História das Cores – Linguagem e Significado da Cores - Harmonia e Mistura de Cores. É autor do Sistema de Cores Cecor.
Texto publicado originalmente em:
http://www.mundocor.com.br/cores/cores_terra.asp


© 2010 - 2017  Gerart Design e Recursos Visuais Ltda, para todos os textos e imagens.